Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como produzir músicas pelo celular?

músicas-celular-instrumento-produzir-gravar

Nos dias atuais, produzir músicas pelo celular é um processo possível e acessível para muita gente. Afinal, algumas pessoas vêm usando o home studio para gravar, mixar e masterizar as músicas. Nesse cenário, os smartphones estão se tornando um ótimo instrumento de trabalho para os músicos e os amantes da música. Mas, afinal, como produzir melodias pelo celular? Descubra neste artigo!

Produzir músicas pelo celular: quais são os equipamentos necessários?

Para produzir música pelo celular é indicado o uso de alguns equipamentos. De fato, é possível usar o próprio smartphone para gravar a voz e os instrumentos musicais. Porém, alguns aparelhos adicionais podem melhorar a qualidade do som.

Entre eles está o microfone dinâmico ou condensador. Também é possível plugar os instrumentos musicais no celular. Nesse cenário, se você utiliza uma interface USB no computador é possível que ela funcione no seu celular. No entanto, em grande parte das situações, é necessário obter um conversor de USB para USB C. Mas antes de adquirir o conversor, descubra se a entrada do seu smartphone é realmente compatível com ele.

Porém, você também pode optar por uma interface feita para dispositivos móveis. Assim sendo, é essencial obter um hub USB energizado. Por meio dele será possível fazer a conexão dos PADs controladores de MIDI ou dos teclados.

Nesse sentido, se o seu celular for Android, é indicado que você faça uma pesquisa mais intensa sobre a compatibilidade desses equipamentos com o seu aparelho. Já os adeptos do sistema IOS sentirão mais facilidade nessa questão.

Dicas para produzir músicas pelo celular

Para produzir músicas pelo celular é possível seguir algumas dicas muito efetivas. Para ajudar você nesse processo, separamos as principais. Veja a seguir!

1. Grave o instrumental

Em primeiro lugar, é essencial gravar o instrumental da música. Nesse momento é importante gravar um track com a voz e um instrumento. Esse instrumento pode ser o violão, por exemplo. Aliás, o track servirá como um guia para as outras faixas a serem gravadas. É indicado usar o metrônomo nessa etapa.

2. Inclua outros instrumentos

Após fazer o primeiro track é importante criar um beat forte, de modo a incluir linhas com outros tipos de instrumentos. Desse modo, a gravação em multipista pode melhorar a qualidade do seu projeto.

3. Ajuste a gravação para produzir músicas pelo celular

De fato, os processos de mixagem e masterização podem fazer uma grande diferença. Porém, se você não domina essas técnicas, tente ajustar a posição dos instrumentos musicais e os volumes dentro do panorama estéreo. Diante desse cuidado a sua música ganhará um colorido diferente.

4. Analise os resultados

Após terminar o trabalho de produção, é importante analisar o resultado. Para isso, utilize um fone de ouvido potente. Uma dica consiste em usar um fone de monitoração. Até porque ele tende a entregar o som com uma frequência equilibrada. Desse modo, você poderá mixar a música com maior segurança.

Viu como é possível produzir músicas pelo celular de forma efetiva? Então o que você está esperando para fazer o seu próprio som? Essa decisão pode ser o primeiro passo para o sucesso. Siga em frente e aplique as dicas desse post no seu processo de produção!

Gostou do post? Então aproveite para entender como funciona a gaita de fole e para descobrir a diferença entre sustenido e bemol.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!