Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Professor e Aluno: Por que essa relação é importante?

sabra-música-professor-aluno-conhecimentos-sociedade

Debater a relevância das instituições de ensino para além de uma transmissão de conhecimentos é algo que precisamos fazer mais. Afinal, a educação tem impacto em toda a sociedade, tanto para formar profissionais como cidadãos conscientes. Tudo isto é possível graças à relação professor e aluno. Você já parou para pensar por que ela é tão importante? Independentemente da idade do estudante ou do nível de formação, não podemos menosprezar este vínculo.

É fácil notar que quanto melhor for o relacionamento intra e extraclasse, maior a motivação de ambas as partes, o que contribui para a absorção de conhecimento e inicia um caminho sem volta rumo ao pensamento crítico. Significa, desta forma, investir em uma atuação em que mais do que incutir conhecimento, professores alimentam ideias – algo a se aplicar no mundo e na sociedade que nos cerca. Parafraseando Albert Einstein, a mente que decide se abrir a uma nova ideia nunca mais voltará ao tamanho original. É assim que o professor tem a oportunidade de agir como um semeador do pensamento.

Professor e aluno: motivação e pensamento crítico

Uma boa prática educativa é fundamentada na troca de experiências. Consequentemente, falamos de um cenário onde a figura do educador não pode ser distante e meramente funcional. Aulas de robótica e voltadas para um ensino que visa apenas fazer decorar informação jamais serão capazes de motivar os estudantes. É preciso criar uma convivência natural entre docentes e educandos. O papel motivador nasce de ações para engajamento, alimentadas pela capacidade de oratória e convencimento do professor.

Deste modo, poderão ser compartilhadas experiências, opiniões e informações de modo construtivo e respeitoso. Além de transmitir os conhecimentos que acumulou ao longo de sua formação, o educador deve acender a chama da reflexão. Através de um diálogo aberto, os discentes têm a oportunidade de aprender a se posicionar, opinando sobre diferentes assuntos, dempre de forma a privilegiar visões de mundo igualitárias e tolerantes.

Diálogo e identificação de dificuldades

A relação professor e aluno é também uma grande oportunidade para estimular a curiosidade. Sem ela, não há busca por conhecimento que possa ser sustentada. Não há pensamento crítico que possa ser colhido, uma vez que tenha sido semeado em terreno sem curiosidade ativa. É inclusive neste cenário favorável que os estudantes poderão dar a sua contribuição para a vida dos docentes. Pois há experiências intergeracionais e únicas que podem ser apreendidas desta forma.

Não menos importante, é o papel de reconhecimento de dificuldades enfrentadas por alguns membros do corpo discente. Afinal, sempre há aqueles estudantes que apresentam um desenvolvimento mais lento ou que precisam de mais atenção do professor. Sabemos que, muitas vezes, o desânimo pelo desempenho ruim em uma matéria tende a prejudicar todo o resto. Ao reconhecer e prestar o apoio devido, professores evitam as evasões futuras. O modo particular de aprendizado sendo respeitado, e servindo de estímulo renovado, abre espaço para que o aluno evolua dentro de suas aptidões naturais.

O que podemos concluir

Não é acaso que o cinema tenha explorado tantas vezes o poder construtivo da relação entre professor e aluno. Seja através de obras como “Ao Mestre com Carinho” ou “Sociedade dos Poetas Mortos”, a ficção nos aponta uma conclusão: o professor pode ser transformador na vida de um aluno. Este irradiará o que aprendeu na sua vivência, levando os ensinamentos e atitudes aprendidas para toda a sociedade. Neste sentido, a sala de aula constrói cidadãos melhores, e os professores são o alicerce desta edificação.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Professor e educação musical

Criado por: Agência RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!