Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Protagonismo Infantil

protagonismo-infantil

Protagonismo infantil: o que significa esse conceito?

Em uma relação adulto-criança o ideal é que as crianças sejam ouvidas e entendidas como seres capazes e com identidade própria. Embora o adulto seja sempre uma autoridade, ele deve dar espaço para que a criança aprenda e entenda o mundo de forma individual. Este é o significado do chamado protagonismo infantil.

Tal conceito é colocado em prática quando a criança é reconhecida como possuidora de direitos, construtora de sua própria história, tendo capacidade de aprender, construir conhecimento e de produzir cultura.

A construção do conhecimento infantil ocorre de modo distinto da forma do adulto. Para que a cultura da criança seja reconhecida é necessário que os adultos interpretem as linguagens, os conhecimentos e expressão das crianças e ofereçam a elas espaço e tempo para que possam brincar, aprender e tirar suas próprias conclusões sobre o mundo.

O protagonismo infantil não acontece apenas quando a criança tem o papel principal na relação, mas também quando tem o papel secundário. Isso significa que devem ser criados meios para que a criança assuma esse papel dentro da relação. A relação deve ter uma sintonia que proporcione à criança, meios de construir sua identidade.

Além disso, dentro desse contexto, a criança também deve assumir responsabilidades e se relacionar com os ambientes e pessoas ao seu redor.

Tanto na sala de aula, quanto no ambiente familiar, os adultos devem ser mediadores das crianças, oferecendo a oportunidade para que elas aprendam a se relacionar com o mundo e compreendam seu espaço dentro dele.

É importante ressaltar que uma criança protagonista não deve tomar decisões e ter acesso a informações que não estão de acordo com sua idade.

Benefícios do protagonismo infantil

O processo de protagonismo infantil beneficia não só o desenvolvimento das crianças, mas também as escolas, atividades extracurriculares, famílias, mídia e a sociedade como um todo.

Com esse conceito aplicado é possível oferecer maior senso de responsabilidade para as crianças, desenvolver a empatia, autoestima e habilidades sociais para formar adultos mais ativos na sociedade.

Como contribuir para o protagonismo infantil?

No ambiente de ensino, os professores podem oferecer jogos educativos para que as crianças tenham uma atuação individual ou em grupo, solucionem a proposta do jogo e aprendam a respeitar regras.

Debates também podem ser promovidos para que a criança aprenda a expressar sua opinião, concordar, discordar, refletir e respeitar diferentes pontos de vista.

Outra forma de incentivar o protagonismo infantil é ler para uma criança. Com essa atividade, ela pode ouvir, interpretar e imaginar do seu modo.

As relações saudáveis dentro do ambiente escolar, na família e em qualquer outro local que a criança frequente devem ser sempre estimulados para construir a autonomia.

A criança deve ser ensinada a conhecer suas necessidades e a conviver com as diferenças. Por isso, é importante fazer com que a criança aprenda a questionar, pensar nas próprias necessidades e nas necessidades de outras pessoas.

Em qualquer ambiente, a criança deve ser escutada para incentivar a comunicação e a expressão. Além disso, a curiosidade deve ser sempre estimulada, para que o aprendizado seja sempre uma constante.

Somos uma instituição com forte atuação social, que visa o bem-estar em nossos projetos institucionais e o respeito aos direitos sociais. Promovemos a inclusão de jovens por meio de orquestras e corais. Conheça mais sobre nossos projetos clicando aqui.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!