Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Maestro x regente: entenda as diferenças

regente-maestro-música-musical

Você sabia que maestro x regente não são necessariamente a mesma coisa? Muita gente usa os dois termos como sinônimos. E é verdade que ambos podem atuar como condutores de uma orquestra ou coral, o que causa ainda mais incerteza ao tentarmos diferenciar os dois.

Se essa é a sua dúvida, vamos explicar nos próximos tópicos as diferenças entre os termos e o que cada um desses profissionais faz. Confira!

O que é e o que faz um regente?

O regente é o profissional responsável por dirigir grupos musicais, sejam coros ou orquestras. Geralmente ele usa uma batuta para sinalizar tempo musical e alterações de intensidade, assim como os destaques dos naipes e solos. Ele pode, no entanto, conduzir apenas com as mãos – algo comum de se ver no caso dos coros.

Com ou sem batuta, os seus gestos ajudam a organizar o ritmo e a expressividade da música. Com a mão direita, por exemplo, ele dita andamento, métrica e intensidade da composição. E com a esquerda indica a expressão musical. Assim, atua como um importante elo entre o compositor e os instrumentistas que executam a obra.

E mais do que isso: é o regente quem dita a interpretação. A mesma peça, conduzida por diferentes regentes, poderá trazer nuances significativas em termos de expressão. Mas ao falarmos de maestro x regente, é importante deixar claro que o regente deve ser sempre um profissional com estudo formal em música.

Isso é necessário, pois a sua interpretação depende da leitura da partitura e do entendimento que tem da peça escrita. É a execução particular desse registro que confere uma expressão artística uniforme entre as vozes e instrumentos. Sem a direção que ele oferece, cada músico poderia tocar à sua própria maneira, prejudicando a harmonia do conjunto.

O que é o que faz um Maestro?

Um maestro costuma desempenhar o mesmo papel que um regente. Pode parecer confuso a primeira vista, mas a explicação é bem simples: maestro nada mais é do que um título, que pode ser traduzido por “Mestre”. Ou seja, ele é o líder de um determinado grupo musical. O que, nesse caso particular, não se restringe ao escopo da música erudita e aos corais.

Uma banda de jazz ou rock, por exemplo, tende a ter um maestro. Trata-se do frontman ou líder do grupo, o artista principal, que vai ditar andamento e interpretação. A grande diferença para o regente, é que um maestro não precisa necessariamente saber ler partituras ou ter uma educação formal em música.

Resumindo: maestro x regente

Basicamente, regente é um profissional com educação formal que comanda uma orquestra musical ou coro. Já maestro, é um título para um músico que desempenha a mesma função, mas sem a necessidade de formação musical.

Ou seja, podemos considerar que o termo “maestro” é análogo a certos títulos, como Mestre e Doutor. Então, para não errar, ao pensarmos na diferença entre maestro x regente, podemos começar dizendo, com segurança, que ambos são responsáveis pela condução de um grupo musical.

O papel que desempenham está ligado à responsabilidade de dar harmonia ao conjunto que se apresenta. O que difere os dois é que o regente é sempre um profissional com formação. Ao passo que o maestro não precisa necessariamente ter esta bagagem formal na música. Por isso, podemos dizer que todo regente é um maestro, mas nem todo maestro é um regente.

Conheça as curiosidades do trabalho de maestro


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!