Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Setembro amarelo: Músicas que fazem bem para a mente

sabra-música-mental-saúde-suicídio

O mês de setembro é marcado como um mês de conscientização sobre o suicídio e sua prevenção.

Instituída nacionalmente em 2015, tendo como base o dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a campanha Setembro Amarelo consiste na divulgação de informações e na promoção do debate acerca do suicídio e da importância da saúde mental.

Trata-se de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria, visando alertar sobre a necessidade de dar o devido espaço para o tema.

Dentre os diversos recursos de combate à depressão e às doenças de saúde mental, a música pode ser uma importante aliada.

De acordo com o mestre em Musicoterapia pela Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, a música é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a nossa saúde mental, pois ela pode nos ajudar a lidar ou até mesmo controlar as nossas emoções. CVV

Nesse sentido, conheça algumas músicas que fazem bem para a mente.

Mensagens encorajadoras

Em muitas canções é possível encontrar mensagens de encorajamento e de enfrentamento às adversidades.

Lançada em 2020, justamente no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a música “Ok Not To Be Ok” (tudo bem não estar bem, em tradução livre), da cantora Demi Lovato, em parceria com o DJ Marshmello, aborda o tema da saúde mental sob uma perspectiva de quebra de estigma.

Segundo a descrição do clipe da música, a prevenção ao suicídio deve partir de um exame interno de consciência, que rompa com os estigmas de medo e de vergonha que cercam a nossa saúde mental.

A própria intérprete, Demi Lovato, é um exemplo de inspiração, já que sempre compartilhou publicamente com os seus fãs as suas experiências de dor e de traumas.

Outra canção que vai no mesmo sentido é “Ok (Anxiety Anthem)”, traduzido como hino da ansiedade, da cantora Mabel. A música passa a mensagem de que é natural se sentir ansioso, desde que haja força e esperança para acreditar em dias melhores.

Em “Alento”, o cantor Marcelo Jeneci nos convida a enxergar as coisas boas da vida, como uma forma de nos reconfortar diante da tristeza e da melancolia.

A letra da canção fala em não tentarmos procurar sentido ou razão nas adversidades, como um dia ruim, as dificuldades financeiras, a derrota do seu time preferido ou a partida de alguém querido.

Para encontrar alento, basta você olhar a sua volta, para a sombra de uma árvore, para o mundo que não para de girar, ou escutar uma música que lhe faça bem.

Otimismo

Mensagens de otimismo e de positividade em relação à vida também são encontradas em uma série de músicas.

Na música “O Sol”, da banda Jota Quest, a mensagem transmitida é de que a dor e o medo não são mais capazes de nos abalar, pois nem os escutamos mais. O único caminho que trilhamos é aquele em direção ao sol, à luz.

Uma das canções mais emblemáticas da carreira de Raul Seixas, “Tente Outra Vez” também é um hino de otimismo e de altivez diante das batalhas da vida.

Com fé, esperança e força de vontade conseguimos contornar as adversidades e construir um futuro mais promissor. Tentando outra vez, encarando a realidade de frente sem considerar nada perdido, somos capazes de “sacudir o mundo” e recomeçar a nossa caminhada.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Acompanhar as orquestras ajuda na saúde mental?

Texto por: RedaWeb – Marketing Digital

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!