Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça a importância da capoeira na história cultural brasileira

capoeira-cultura-instrumentos-música-brasil

Você sabe a importância da capoeira para a cultura brasileira? A capoeira para além de uma expressão da cultura brasileira, também é uma arte-marcial, que mistura esporte e a música, em que seus praticantes aprendem não somente a lutar/jogar capoeira, como também aprendem a tocar os instrumentos típicos.
Originalmente desenvolvida por africanos e descendentes escravizados no Brasil, como um ato de liberdade e esperança. É uma arte, que envolve dança, música e movimentos ágeis e que hoje tem papel fundamental na continuidade da cultura afro-brasileira.
Ficou interessado pelo tema? Então fica com a gente até o final e saiba um pouco mais sobre a capoeira e sua importância na história cultural do brasil.

Origem da Capoeira no Brasil

Quando os povos africanos escravizados chegavam ao Brasil, eram obrigados a se alojar em senzalas, que ficavam localizadas dentro dos engenhos de cana-de-açúcar.
Como muitas vezes eles tinham que se defender das violências praticadas pelos capitães do mato e feitores, os escravos começaram a desenvolver e praticar a capoeira.
No entanto, eles eram proibidos de lutar ou praticar qualquer tipo de luta, então foi através da música e dança, que eles conseguiram uma forma de disfarçar a comunicação entre eles.
Sendo assim, a capoeira possibilitou que negros escravizados pudessem melhorar sua condição física, bem como a agilidade e também os sentidos.
E foi por meio dos movimentos e golpes de defesa da capoeira, que os povos descentes africanos e escravizados, conseguiram resistir a violência bruta dos colonizadores.

Capoeira e sua importância cultural

Em 2014, a capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade, no entanto, de 1890 a 1937 a Capoeira foi “proibida” por lei no Código Penal do Brasil:
“Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação Capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal. Pena: de prisão celular por dois a seis meses. Parágrafo único. É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes ou cabeças, se imporá a pena em dobro.;”, de acordo com o Observatório do Terceiro Setor.
Todavia, foi apenas no ano de 1937 que a arte da capoeira parou de ser considerada uma prática criminosa, e passando a ser considerada um esporte, e isso graças aos grandes esforços feitos pelo Mestre Bimba, que é um mestre capoeirista.

Capoeira como música e cultura

A música foi um instrumento usado para enganar os colonizadores, que não entendiam que os movimentos corporais ao som dos instrumentos, eram na verdade um ritual de luta.
Sendo assim, o povo negro utilizava um instrumento chamado berimbau, e que até hoje é um símbolo importante do jogo de capoeira.
Quando o berimbau é tocado, ele comanda o ritmo dos movimentos e da dança, as vezes os toques podem ser mais lentos, outros um pouco mais rápidos, e além do berimbau, existem outros instrumentos utilizados na capoeira, como o atabaque e o pandeiro.
Para além das músicas e instrumentos, existem também as ladainhas, que são bastante conhecidas na capoeira, e elas são como um tipo de história narrada em forma de canção, sendo a maior parte dessas canções relatos do período da escravidão e de como a capoeira surgiu.

Movimento Corporal e Música


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!