Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Lendas japonesas

lendas-japonesas

Saiba mais sobre as virtuosas lendas japonesas

O Japão é uma nação milenar, que ao longo dos séculos desenvolveu uma cultura rica e extensa. Essa cultura está presente nos rituais, nas vestimentas, na arquitetura, na mobília e também no folclore. O folclore e a mitologia japoneses são parte essencial da cultura do país.

O folclore nipônico é formado por inúmeras histórias, envolvendo deuses, guerreiros e criaturas mitológicas. As lendas refletem os valores do povo japonês e explicam a origem de costumes e de elementos da natureza.

As histórias são passadas oralmente de geração em geração, e são conhecidas como ‘mukashi banashi’. Vamos ver a seguir três das histórias mais populares na terra do sol nascente:

1. Tsuki-no-usagi: o coelho na lua

O ‘coelho na lua’ é um elemento popular das mais diversas culturas, já que se trata de algo que pode ser observado em nosso satélite pelo globo todo. No Japão, a lenda tem elementos de lição de moral e fábula.

De acordo com a história, o Velho Sábio da Lua desceu à Terra para testar a generosidade dos animais. Para tanto, disfarçou-se de mendigo e pediu à raposa, ao macaco e ao coelho que lhe arranjassem um pouco de comida.

A raposa e o macaco correram atrás de peixe e frutas, mas o coelho, não tendo nada a oferecer, decidiu dar a si próprio para alimentar o mendigo. Tocado pela generosidade do animal, o Velho Sábio decidiu levar o coelho para a Lua, para viver em conjunto com as divindades. Diz-se que, em noites de lua cheia, ele ainda pode ser visto lá.

2. Tsurus: os pássaros da longevidade

Essa é uma lenda oriental que já se tornou relativamente conhecida no Ocidente. A história é baseada em um elemento de realidade, isto é, o pássaro tsuru. A ave, que se parece em muito com uma garça, existe de verdade, e sua beleza é sagrada para os japoneses, que o consideram um símbolo de juventude e vitalidade.

A lenda diz que a expectativa de vida de um tsuru é de mil anos, e que eles eram os companheiros dos eremitas que escapavam para a montanha para meditar.

Os tsurus também integram a arte típica japonesa de dobradura, o origami. De acordo com a crendice popular, quem confeccionar mil tsurus de papel com um pedido em mente terá esse pedido atendido. Outra variação da história orienta que devem ser confeccionados 500 e depois do pedido atendido, mais 500.

3. Akai Ito: o fio vermelho

Essa é uma lenda que faz parte tanto do folclore japonês quanto do folclore chinês. Ambas as versões têm a mesma base: a existência de um fio vermelho invisível que une as pessoas que estão predestinadas a ficar juntas. Na lenda japonesa, o fio está amarrado no dedo mindinho de cada um. Não importa o quanto ele estique ou se emaranhe, o fio jamais irá partir. Aquelas duas pessoas podem até ter outros relacionamentos, mas não conhecerão o amor verdadeiro até que estejam juntas.

A partir disso, surgiu também no folclore japonês o Yubkiri Genman. Ele é um ritual de juramento onde as pessoas unem os mindinhos e proferes as seguintes palavras: “Promessa do dedo mindinho: se eu estiver a mentir, engolirei 1000 agulhas e cortarei meu dedo”. Isso é feito geralmente para selar alguma promessa.

Essas são apenas pequenas amostras das histórias encontradas no folclore japonês. São lendas que valorizam a generosidade, o trabalho árduo e o amor. E que apresentam uma faceta da vida e obra da maestrina Naomi Munakata, que faleceu recentemente, vítima da Covid-19.

A cultura japonesa é muito rica, e vale muito a pena conhecê-la mais a fundo.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!