Como uma instituição social contribui para a sociedade?

A sociedade passa por diversos problemas, sempre passou e sempre vai passar. Mas ela também traz inúmeros benefícios, que muitas vezes são um pouco menosprezados, graças à tendência natural em colocar o foco no que está errado. As instituições sociais são um ótimo exemplo e elas contribuem ativamente para a sociedade.

O que são as instituições sociais?

Essas instituições são formas da sociedade se organizar e de reunir membros com pensamentos, gostos ou qualquer característica semelhante. Assim, é possível cumprir os objetivos que toda instituição tem.

A SABRA é um ótimo exemplo. A Sociedade Artística Brasileira é uma instituição com o foco voltado para o aspecto cultural. Por isso, seu objetivo é promover a inclusão social, usando a música e a cultura como meios para cumprir essa missão. Na prática, isso é feito através da:

  • Inclusão e socialização do público através da arte e da cultura
  • Integração de jovens no mercado de trabalho, através da assimilação de conceitos gerais ou de habilidades mais específicas
  • Criação de um ambiente comunitário protetor, que reforça a integração familiar

Com isso, crianças, jovens, adolescentes e famílias em situação vulnerável podem trabalhar para construir um futuro mais autônomo e próximo.

Os benefícios das instituições sociais

Por cumprir esses objetivos, é que a SABRA e todas as outras instituições sociais são tão importantes para a sociedade.

Existem ainda as instituições mais básicas como, por exemplo, a família. Essa é uma instituição social muito poderosa e que está presente na raça humana desde, praticamente, sempre.

Seu objetivo, assim como de todas as instituições, é dar apoio, segurança e educação para os seus membros.

Porém, as instituições sociais não existem em um vácuo, e elas se comunicam entre si de modo a complementar as funções que outras podem exercer com mais maestria. Por exemplo, a escola. Esse é outro exemplo de uma instituição social fundamental, que tem como objetivo básico, evidentemente, proporcionar a educação das crianças de uma comunidade.

Essa é apenas a função mais básica e evidente da escola e, assim como todas as outras instituições, ela possui atribuições importantes em diversos outros aspectos. É lá, por exemplo, que a criança irá aprender a se socializar com outros indivíduos fora da sua família e irá aprender conceitos como responsabilidade, trabalho em equipe e diversos outros que irão ajudá-la por toda vida.

Instituições como a SABRA ajudam a complementar o ensino das escolas. A SABRA traz formas de socializar, aprender e inserir os indivíduos na comunidade através da cultura.

A integração entre as instituições sociais

As escolas são um ótimo exemplo tanto do alcance das instituições sociais como da sua capacidade de integração com as outras. Tudo que a criança aprende na escola, não apenas em relação às matérias, mas também ao seu comportamento e à maneira como ela se relaciona com outros indivíduos, irá refletir em outros aspectos da sua vida.

As instituições conversam sempre, através de seus membros, e seus efeitos são vistos umas nas outras. Por isso, o desempenho das crianças na escola, por exemplo, pode ser melhorado com a integração em outra instituição. O mesmo se aplica à sua relação com a família.

A SABRA entende a importância das instituições sociais, que ajudam a melhorar a vida de seus membros, da comunidade em que está inserida e, por fim, de toda a sociedade.

 

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!