O que é e quais são seus objetivos?

A educação brasileira esbarra em muitos desafios que se interpõem à sua plena realização. Entre as metas que mesmo com dificuldades ela pretende alcançar, podemos citar a formação de cidadãos. Neste quesito é importante que sempre entendamos a educação para além do seu papel de instrução formal. Mesmo porque o mundo contemporâneo demanda muito mais do que apenas conhecimentos técnicos dos alunos. Há algumas práticas educacionais que podem ajudar neste sentido. É por isso que trataremos da ação educativa. Entenda neste artigo o que é e quais são os seus objetivos.

Quando falamos desta atividade consideramos que o papel dos educadores passa a ser motivar os estudantes de forma diferenciada. Isso significa que partindo do saber acadêmico explorações mais amplas devem ser iniciadas – ou, ao menos, estimuladas. Para atingir este fim, em 1994 surgiu uma associação civil sem fins lucrativos que deu corpo à ideia. A ação educativa, enquanto prática e instituição, articula diferentes estratégias e pessoas para atuar nos campos da cultura, educação e juventude.

Ações em Educação e campos de intervenção

Para estimular a educação como um ato positivo de crescimento dentro dos valores propostos é necessário investir em diferentes atividades. Estas são voltadas para grupos de educadores, aos jovens e também agentes que promovem a cultura. Quando são trabalhadas campanhas e ações de natureza coletiva os valores dos direitos humanos devem ser promovidos.

Os projetos respeitam três conceitos principais: experimentação, produção de conhecimento e incidência em políticas públicas. No último quesito o objetivo é ajudar a construir programas que atendam ao interesse geral da população. Muitas destas ações estão voltadas às populações periféricas, historicamente carentes de cuidados governamentais. É reconhecido que são os alunos destas áreas aqueles que mais precisam de motivação nos estudos.

Assim, é de extrema importância que cultura e educação possam apresentar seus benefícios às populações que sofrem discriminação. Quanto aos marginalizados, há ações que englobam desde temas simples como o grafite, até a educação de pessoas privadas de liberdade. Um direito garantido internacionalmente, mas que muitas vezes é esquecido no país. A amplitude dos projetos da ação educativa engloba formação, difusão cultural, ação política, informação, pesquisa e assessoria.

Objetivos na prática

Na formação estimula-se sobretudo a educação popular, adaptando o ensino à realidade de cada indivíduo. São respeitados neste processo os saberes próprios que existem nas comunidades brasileiras. Além disso, com a participação coletiva objetiva-se construir uma gama nova de conhecimentos. A difusão cultural, por sua vez, está ligada ao trato com as diversas artes em seu potencial político e social.

Música, artes plásticas, cinema, literatura, dentre outras, são uma ponte para entender o Brasil e o mundo. Ao mesmo tempo oferecem possibilidade de reflexão sobre a própria condição social e histórica dos alunos. Já a ação política está fundamentada na certeza de que a democracia necessita de maior participação da sociedade civil. Caminho este privilegiado se quisermos promover a justiça social.

A atuação da ação educativa vai acontecer nas redes de ensino e escolas ou através de órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Também os coletivos e comunidades são privilegiados pelas atividades aqui expressas. É desta forma, em estreito diálogo e colaboração com a sociedade, que os objetivos listados podem ser cumpridos. Ou seja, promoção da democracia, da justiça social e dos valores de sustentabilidade. Como efeito colateral, muitos dos impasses hoje vividos na educação brasileira podem ser aliviados. Ao mesmo tempo, é um estímulo ao desenvolvimento de cidadãos mais conscientes.

 

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!